domingo, 27 de setembro de 2009

Uvas ou Chocolates?

A todo instante, nossos caminhos se bifurcam
Aonde apoiar nossas escolhas?
Podemos satisfazer nosso prazer
Podemos satisfazer nossas vaidades
O certo é que nunca saberemos
Se a opção que fizemos
É a melhor para nós mesmos
E é por isto que devemos saborear quaisquer das mordidas
Com a máxima intensidade!!!

Este poema eu escrevi para um amigo muito querido às vésperas de uma viagem em que ele iria se ausentar por um longo período. Entendi que ele vivia um momento confuso e que na realidade a viagem era pra dentro dele mesmo...Fiquei muito feliz quando ele me procurou seis meses depois e já de volta, pra me contar o que havia acontecido. Sim, as coisas “aconteceram”, porque ele se permitiu, porque fez escolhas, porque caminhou... Mas mais que isto, porque seguiu o seu coração e a sua intuição, muito mais do que a razão...
Sim, todos os dias temos que fazer escolhas, se vamos a pé ou de carro, se vamos usar salto ou tênis, enfim, coisas banais e outras fundamentais, coisas que vão definir o rumo da nossa vida e tornar o futuro realidade. Mas as possibilidades são infinitas!! E é aí que pode surgir dúvida, que vai gerar insegurança, que gera medo... Como saber se é a melhor escolha? Bem, nunca saberemos... Até porque muitas vezes o que precisamos mesmo é errar o caminho, tropeçar, dar um passo em falso, pois é assim que crescemos, lapidamos nossos valores, abrimos nossos olhos...E as vezes não é o caminho que importa, mas sim como vamos caminhar... Esta é a grande escolha, como vai ser nossa postura diante das pedras que vão surgir, se vamos guardá-las pra construir nosso castelo, como disse Fernando Pessoa, ou se vamos revidar as agressões da vida e lançá-las contra quem nos magoou...
Não sei, eu não tenho cura, sou uma otimista incorrigível, “porque rio das pedras em meu caminho, dos espinhos faço espadas”, como diz outro poema que fiz... Talvez porque esteja em paz com o meu coração e com a minha consciência, porque busco seguir minha intuição, ou pela sinceridade das minhas intenções ao agir, sempre sinto o ataque do outro como uma dificuldade só dele, não consegue me atingir... Então, o que concluo, mais importante do que decidir pelas uvas ou pelos chocolates, é saborear a escolha feita ao máximo, dividi-la com quem está ao seu lado, se lambuzar comendo e depois rir, rir muito, porque a felicidade é feita de momentos simples assim.

Um comentário:

  1. E quem conhece a tua risada sabe da tua sinceridade, né...da tua vontade acertar, do teu despojamento para crescer mais e mais!
    Porque a vida é isso afinal, escolhas: erros e acertos!

    ResponderExcluir