quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Talento, dor, a disciplina e o querer

Nos últimos dias estas palavras soaram diversas vezes. Numa conversa com um amigo, num email recebido, no programa de TV sintonizado aleatoriamente, no diálogo entre anônimos ouvido à revelia... e ecoaram forte dentro de mim, porque encontraram voz.
[Refleti então sobre a força da palavra. Mais que o pensamento, ela materializa uma vontade, expressa, externa, dá forma ao que tá lá guardado, daí a sua força.
Às vezes me surpreendo quando falo, e só quando falo, porque é aí que me percebo, e então me assusto: é isto o que sinto! Devíamos sim, falar mais, com menos medo, pois dividir nossas angústias, por certo, alivia a dor!]
Comecemos então pela dor. Será ela necessária? É uma visão um tanto católica, aquela de que é preciso penitência, pra atingir o céu. Me recordo, na infância, sentia um desconforto estranho nas pernas, e meu pai dizia: -São teus ossos crescendo, eu também sentia isto, crescer dói!
Sim, crescer dói... E na inocência dos meus primeiros anos, pensei: puxa, quando vou parar de crescer? Bem, tomara que nunca, apesar da dor.
Mas que dor é esta, que sinaliza uma mudança, que exige adaptações, que grita por providências? A dor diz: -agora que eu cheguei, te vira, vai atrás do antídoto ou convive comigo, você escolhe. Também já ouvi dizer: -com o tempo cura... Será? Acho que aí entra o "querer". Sim, curar-se também é uma escolha, que implica em luta, em disciplina, em busca, uma busca pessoal, só sua, porque só você sabe da sua dor...
Mas se conseguirmos, determinados, fechar os olhos e vislumbrar um alívio, perceber que existe o depois, a superação, é que lá é um estágio superior, não só o processo torna-se mais ameno, mas o atingiremos mais conscientes de nós mesmos, dos nossos limites, mais fortes, mais sábios também...
E onde fica o talento nesta história? Bem, ele está lá, dentro de cada um de nós, mesmo com dor, mas pra externá-lo, tem que ter disciplina, tem que querer. Só aí você se percebe... como uma palavra falada materializa um sentimento, só a ação pode materializar um talento.
Então tem que buscar, como quem busca uma cura, cada dor tem seu remédio. Dor nas costas: dez sessões de fisioterapia, talento guardado: transpiração, dor de coração... não espere pelo tempo, o que cura é o amor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário